No Agreste, a unidade é pioneira no atendimento interno de pacientes renais

 

Em 13 de julho, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, completa um ano de implantação do serviço pioneiro de nefrologia em unidade pública no Agreste. Desde o início do seu funcionamento o HMV oferece Terapia Renal Substituída (hemodiálise), mas antes era realizado por empresa terceirizada e tinha um alto custo para a unidade. Em 2017, com a implantação do serviço próprio, a unidade passou a dispor de um quadro de nefrologistas e uma equipe de enfermagem especializada que atendem todos os pacientes das clínicas médicas e UTI’s.

Durante o primeiro ano foram realizadas 2.665 sessões de hemodiálise, uma média de 242/mês, o que representa um benefício para mais de 200 pacientes. Além disso, neste período foram ofertadas 720 consultas pós-transplante, cerca de 1500 pareceres, biópsias renais de rim nativo e a regulação de pacientes para clínicas de hemodiálise, o que assegura a manutenção do tratamento mesmo após a alta médica. Com a implantação da nefrologia, o HMV adquiriu autossuficiência para a prestação de atendimento para os pacientes de todo o Agreste.

Joselito de Souza fez hemodiálise por 10 anos, após receber um transplante passou 13 anos sem precisar realizar o procedimento, durante uma avaliação em junho foi constatada a insuficiência renal, o que fez ele novamente precisar do procedimento que está sendo ofertado no HMV durante sua internação. “Passei bastante tempo sem realizar a hemodiálise por conta do transplante, mas agora precisei voltar para a máquina e tenho recebido um ótimo atendimento aqui no Mestre”, contou.

Para celebrar o primeiro ano, a equipe de Nefrologia realizará uma ação educativa na próxima sexta, 13. Durante todo o dia, pacientes e acompanhantes receberão orientações sobre os fatores de risco e os cuidados que devem ser tomados para se ter uma boa saúde dos rins. “O HMV deu um grande passo com a implantação deste serviço de forma interna, o que permitiu uma prestação de assistência nefrológica mais completa e eficiente com bons resultados clínicos, além de economia significativa de recursos da SES/SUS-PE. Hoje dispomos de uma equipe completamente especializada e apta para fornecer o melhor atendimento a estes pacientes renais”, explica o Dr. Rodrigo Oliveira, coordenador da nefrologia do HMV.

 

TRANSPLANTE - 

Indicado para pacientes com doença renal crônica avançada, o transplante de rim vem apresentando número elevados durante 2018 e é o primeiro órgão na fila de espera do pelo procedimento. Geralmente os pacientes transplantados têm uma melhor sobrevida ao longo dos anos. A hemodiálise é considerada também como um tratamento para a doença renal crônica e geralmente volta a ser realizada entre 5 e 15 anos após o transplante.

 

CUIDADOS COM OS RINS –

Os rins são o filtro do nosso corpo, e alguns hábitos e fatores colocam eles em risco, como pressão alta, diabetes, histórico familiar de doença renal crônica, tabagismo e sobrepeso. Há oito regras de ouro que te ajudam a cuidar melhor desse órgão: 1 – Praticar exercícios físicos, 2 – Ter uma alimentação saudável, 3 – Controlar o nível de açúcar no sangue, 4 – Monitorar e controlar a pressão arterial, 5 – Consultar o médico regularmente, 6 – Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, 7 – Consumir pouco sódio (sal) e 8 – Beber bastante água.

 

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados