O governo de Pernambuco divulgou, nesta semana, um novo boletim com casos notificados de microcefalia no Estado. Caruaru já tem 25 em investigação. O Hospital Mestre Vitalino e FUSAN serão referências para o atendimento dos bebês e das mães, respectivamente, que tenham suspeita da enfermidade.

O HMV atenderá a população infantil da 4ª e 5ª Região de Saúde que compreendem 53 municípios. A Central de Regulação de Leitos do Estado já está encaminhando os bebês para a unidade. Nesta semana, foram atendidas seis crianças cuja avaliação não foi positiva para microcefalia.

Serão ofertadas pela Central de Regulação 25 vagas, por semana, e os atendimentos no HMV ocorrerão todas as terças-feiras. Os bebês passarão por avaliação especializada com neuropediatras e farão exames de tomografia computadorizada. Em breve, assim que o Estado sinalizar, serão realizados exames de LCR que complementa o diagnóstico em busca de possíveis patologias neurológicas. Esses exames serão enviados para o LACEM-PE (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco) para efetivação da sorologia.

Com a confirmação da microcefalia, os bebês deverão ser acompanhados por uma equipe multiprofissional do HMV e também pela rede de saúde do município de origem do paciente. “O bebê que for diagnosticado com microcefalia volta ao acompanhamento no hospital. Futuramente, nós teremos o poder de ofertar a fisioterapia. Em quanto isso, os municípios deverão absorver alguns serviços que essas crianças necessitarem”, esclareceu Maria Paula Martins, uma das coordenadoras do setor de neurologia e neuropediatria do HMV.

Maria Paula também afirmou que a unidade está preparada para receber a demanda das duas Regiões de Saúde. “Por enquanto, esse quantitativo de consultas semanais é satisfatório. No futuro, se houver necessidade, existe a possibilidade de aumentar a oferta.”, destacou.

 

 

Fluxo - A Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Central de Regulação, coloca a disposição as vagas para os municípios que solicitarem as consultas com os neuropediatras.

Após a efetivação do pedido, serão geradas senhas para as crianças que necessitam ser atendidas no HMV. As consultas ocorrerão, inicialmente, todas as terças-feiras.

No dia da consulta, as crianças passam por uma avaliação com os neuropediatras e, caso se constate alguma anormalidade, a tomografia computadorizada é solicitada.

Confirmando o diagnóstico para microcefalia, o bebê tornará paciente efetivo do HMV e também será acompanhando pela rede municipal de saúde de origem.

 

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados