Curso é voltado para profissionais que atuam na atenção básica dos municípios da IV Geres


Com o intuito de capacitar os profissionais de saúde que atuam na atenção básica dos municípios que compõem a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizará uma atualização em neuropediatria. Composta por quatro encontros, com a primeira atividade nesta terça-feira (22.10), a partir das 15h, a formação acontecerá no Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, referência estadual na área. A expectativa é capacitar, em média, 50 profissionais da área. 

Organizado pelo Núcleo de Apoio às Famílias de Crianças com Microcefalia da SES-PE, os treinamentos serão ministrados pelo neurologista Gustavo Holanda, chefe do ambulatório de neuropediatria do Hospital Mestre Vitalino. Para abrir a programação, o 1º encontro abordará o tema 'Programas voltados para criança com deficiência e a participação do neurologista pediátrico na linha de cuidado'. Entre os objetivos da atualização científica promovida pelo Estado está a diminuição da alta demanda absorvida pelo ambulatório do hospital. "Nós percebemos que muitas das demandas recebidas no ambulatório de neuropediatria poderiam ter sido absorvidas pelos serviços da atenção básica, geridos pelos municípios. O intuito (da formação) é capacitar os profissionais que atuam nessa linha de frente para receber e atender esses pacientes", explica a coordenadora do Núcleo de Apoio às Famílias de Crianças com Microcefalia, Laura Patriota. 

O segundo encontro (12.11), tratará da 'Neurodiversidade e promoção do acesso da criança e do adolescente ao médico especialista'. Já o terceiro encontro (19.11) abordará o tema 'Paralisia cerebral e epilepsias: é possível conduzir condições complexas na Unidade Básica de Saúde'. Fechando a programação, o quarto encontro (26.11), discutirá o 'Censo 2020 e a explosão do diagnóstico de autismo. Antecipação de uma nova situação de saúde pública'. 

O AMBULATÓRIO - O ambulatório de neuropediatria do Hospital Mestre Vitalino foi criado no final de 2015 com o intuito de pacientes diagnosticados com microcefalia egressos da IV E V Geres. No serviço, que funciona todas as terças-feiras, também são acompanhadas crianças com outras patologias, como distúrbios de comportamento e no desenvolvimento psicomotor, paralisias, distúrbios de equilíbrio e coordenação. Cerca de 80 pacientes são atendidos por mês no ambulatório.

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados