Ação contou com a participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

 

Na tarde de ontem (12), o Hospital Mestre Vitalino promoveu uma palestra sobre HIV/Aids para os colaboradores. A iniciativa da Comissão de Humanização contou com a participação da gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Giselda Melo, que trouxe orientações sobre a prevenção do HIV/AIDS, hepatites virais, sífilis e demais infecções sexualmente transmissíveis. Durante a palestra os colaboradores puderam interagir sobre cada parte da Mandala da Aids – que traz métodos de atuação para a prevenção combinada.

Entre os métodos que podem ser combinados, estão: a testagem regular para o HIV, que pode ser realizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS); a prevenção da transmissão vertical (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; programas de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias; profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV. 

Ao término da ação os colaboradores ganharam um kit com material de orientação e preservativos. A ideia é que cada profissional possa ser multiplicador de conhecimentos e saiba atuar com uma visão voltada para cada método preventivo, além de estar capacitado para atender bem os pacientes portadores do vírus do HIV/Aids ou aqueles que estão com alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

 

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados