Pacientes com Covid-19 poderão se comunicar com os familiares por meio de tablets

 

Com a situação de pandemia, as unidades de saúde precisaram adotar como medida preventiva a suspensão de visitas familiares. No Hospital Mestre Vitalino (HMV), no Agreste de Pernambuco, as visitas estão suspensas desde o dia 04 de maio. Pensando na importância dos vínculos familiares para o processo de recuperação dos pacientes que estão em isolamento, o Governo de Pernambuco desenvolveu o Projeto VISITA.COM, que visa proporcionar atendimento humanizado, acolhimento e comunicação aos pacientes, promovendo uma interação por videochamada. 

Ontem (21) foi o primeiro dia que esse projeto começou a ser executado no HMV, que recebeu 05 dispositivos para estabelecer esse contato entre os pacientes e suas famílias. As visitas serão realizadas em dias alternados, de segunda a sexta. A proposta do projeto é que este contato seja facilitado por um profissional de saúde, para que o paciente não tenha contato com o dispositivo. Para garantir a segurança e prevenir a contaminação, todos os aparelhos passam por um criterioso protocolo de higienização. 

“As unidades referenciadas para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 estão recebendo este importante projeto do Governo do Estado. O isolamento é um processo difícil que debilita emocionalmente os pacientes, essa medida vem possibilitar uma interação, ainda que virtual, com a família. O que ameniza a saudade e auxilia a sanar a necessidade que existe de um ver ao outro”, explicou o Dr. Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV. 

As visitas virtuais serão realizadas para todos os pacientes internados acometidos pela Covid-19. No caso de pacientes sem capacidade verbal, o contato será feito via chamada de voz, para que os familiares posso expressar algo para o paciente. Informações sobre o boletim de saúde continuarão sendo repassadas de segunda a sexta, por meio do call-center do HMV, diariamente para pacientes da UTI, e em dias alternados para pacientes da enfermaria.