Ação dá mais autonomia e reduz a necessidade do transporte de hemocomponentes

 

Desde o dia 01 de junho, a agência transfusional do Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, Agreste de Pernambuco, deu início a realização de procedimentos especiais como a preparação de “pools” (plaquetas e crioprecipitado), aliquotagem pediátrica (concentrado de hemácias e plasma fresco congelado) e filtração de CH. A prática destes procedimentos in loco gera um ganho de tempo benéfico e reduz a dependência de transporte para o translado dos hemocomponentes. 

“A implantação destes procedimentos na nossa unidade é um marco que configura uma maior independência. A preparação aqui na agência do HMV auxilia bastante, reduzindo o tempo de espera, os custos e dificuldade de transporte. Agora nós conseguimos atender as necessidades transfusionais dos pacientes em menor tempo e também reduzir as perdas de hemocomponentes”, explicou Waleska Lima, coordenadora da agência transfusional no HMV.  

A ação de implantação destes serviços na unidade é fruto da parceria da gestão do Hospital Mestre Vitalino com o Hemocentro Caruaru e Gerência de Interiorização da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (HEMOPE).