A equipe atende uma média de 20 pacientes internos por dia

 

Em julho, o Serviço de Nefrologia do Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, completou três anos de funcionamento, serviço pioneiro em unidade pública no Agreste. A unidade oferece Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) para pacientes internos, e aumentou sua capacidade de atendimento neste último ano, passando de cinco para oito equipamentos.

O serviço passou também por uma ampliação da equipe, que agora conta com 32 colaboradores, sendo cinco nefrologistas, sete enfermeiros especializados na área – três deles em suporte ao Hospital de Campanha, além de vinte técnicos em enfermagem – oito deles no Hospital de Campanha.

“O HMV é uma unidade diferenciada na região por ter esse serviço que possibilita uma prestação de assistência nefrológica completa, eficiente e com bons resultados clínicos. Atualmente contamos com uma equipe completamente especializada e apta para fornecer o melhor atendimento a estes pacientes renais”, explica o Dr. Rodrigo Oliveira, coordenador da nefrologia do HMV.

Desde o início do funcionamento já foram realizadas 7.336 sessões de hemodiálise, uma média de 203/mês. Após o período de internação no HMV os pacientes são regulados para as clínicas de hemodiálise, o que assegura a manutenção do tratamento mesmo após a alta médica.

__

CUIDADOS COM OS RINS –

Os rins são o filtro do nosso corpo, e alguns hábitos e fatores os colocam em risco, como pressão alta, diabetes, histórico familiar de doença renal crônica, tabagismo e sobrepeso. Há oito regras de ouro que te ajudam a cuidar melhor desse órgão: 1 – Praticar exercícios físicos, 2 – Ter uma alimentação saudável, 3 – Controlar o nível de açúcar no sangue, 4 – Monitorar e controlar a pressão arterial, 5 – Consultar o médico regularmente, 6 – Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, 7 – Consumir pouco sódio (sal) e 8 – Beber bastante água.