Ontem (15) e hoje (16), seis integrantes da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Mestre Vitalino estão participando de um curso promovido pela Central de Transplantes de Pernambuco. A formação tem como objetivo capacitar os profissionais envolvidos no processo de doação de órgãos e tecidos. O público alvo são enfermeiros e médicos que trabalham nas Organizações de Procura de Órgãos (OPO) e nas Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT).

A programação do curso passa pelas temáticas da evolução de transplantes e doação em Pernambuco, critérios de detecção e seleção de potenciais doadores, processo de captação de órgãos (meios de preservação e transporte), diagnósticos neurológicos de morte, logística do processo de doação, critérios de distribuição de órgãos e tecidos, aspectos éticos e legais e entrevista familiar.

“Esse curso vai ajudar as equipes a desempenharem um trabalho de excelência. Oferecendo aos pacientes que estão na lista de espera por um transplante, a oportunidade de continuarem vivendo”, explica a coordenadora da OPO no HMV, Ana Karla Costa. Atualmente Pernambuco conta com quatro equipes da OPO. As aulas estão sendo realizadas na Agência de Cursos, em Recife.

 

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados