O Hospital Mestre Vitalino (HMV) elaborou uma programação especial para celebrar o Dia Mundial de Higiene das Mãos que é comemorado no dia 05 de maio. As atividades começaram ontem (07) e seguem até o dia 17. A ideia é ampliar as orientações para todos os colaboradores, em vários momentos e diferentes horários.

Ontem (07), às 14h, os colaboradores participaram de uma apresentação lúdica sobre a temática, com a presença do palestrante Dr. Bira. Hoje às 10h da manhã foi realizada a premiação para os setores com maior índice de higienização das mãos. Amanhã (09), às 14h, haverá uma palestra sobre a evolução das bactérias multirresistentes, com o Dr. Waldênio Soares, no auditório da unidade.

Nos dias 16 e 17 de maio será promovida uma ação de higiene das mãos e prevenção de infecção em várias áreas do HMV. Na manhã do dia 16, às 09h30 na área de convivência no 1º andar e às 10h30 na área de convivência no 2º andar. Já a tarde a ação será na saída das ambulâncias, com dois grupos, um às 14h e outro às 15h.

Na manhã do dia 17, às 09h na oncologia, às 09h30 na hemodiálise ambulatorial, às 10h20 no bloco cirúrgico e hemodinâmica e às 11h no hall (próximo a clínica vascular). A tarde a programação segue na saída das ambulâncias, com dois grupos, ambos nos mesmos horários do dia anterior.

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. A pele é um possível reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas. A higienização das mãos é considerada uma medida individual simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados