A iniciativa contribui para melhorar a qualidade na assistência e a segurança do paciente

 

Ontem (23) e hoje (24) está sendo realizado o workshop “Boas Práticas”, em Brasília. A enfermeira Claudlayne de Holanda, líder do núcleo interno de regulação do Hospital Mestre Vitalino (HMV), está presente no evento. O objetivo do encontro é reunir as equipes das instituições participantes do eixo de implementação de diretrizes assistenciais em cardiologia, para o encerramento do ciclo de intervenção, bem como celebração dos resultados alcançados. O HMV participa do programa desde junho de 2022.

As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis por mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no Brasil, o infarto agudo do miocárdio, por exemplo, causa cerca de 360 mil óbitos anuais. E foi em resposta a esse desafio que nasceu o projeto Boas Práticas, executado por meio do PROADI-SUS.

O foco é a agilidade no diagnóstico do infarto e das arritmias cardíacas, visando a realização do laudo de eletrocardiograma em tempo reduzido. Além disso, o projeto capacita médicos plantonistas, por meio de teleconsultorias e sessões de aprendizagem virtual, favorecendo o fluxo de atendimento mais ágil no SUS.